ELEIÇÕES 2014 – BALANÇO FINAL.

 

Ontem, dia 08 de dezembro de 2014, foi realizado o pleito da assembleia geral extraordinária que buscou complementar as vagas deixadas no corpo transitório do Conselho Deliberativo (CoDe) por conta dos membros eliminados por faltas.

 

Vitória confirmada por 764 votos a 426 votos para a chapa Azul (situação) que recuperou suas cadeiras obtidas em 2012 e perdidas em 2014 reconduzindo 92 conselheiros ao cargo contra 23 da chapa segunda colocada a chapa Branca.

 

Com isso a situação das cadeiras ocupadas por situação e oposição dentro do conselho permanece a mesma no Flamengo.

 

Cumpre lembrar que estas eleições não possuíam efeito prático uma vez que independente da vitória da situação a oposição continua sendo a esmagadora maioria no CoDe.

 

A prova disto é que a situação não conseguiu o quórum mínimo de 250 conselheiros para votar a aprovação do contrato da “Casa de São Conrado” colocando apenas 120 conselheiros naquele pleito, sendo certo que mesmo com os 92 eleitos comparecendo a novo pleito, a situação terá no máximo 212 conselheiros, ou seja, não consegue a situação formar o quórum mínimo para votar as medidas mais relevantes ao clube sem a ajuda da oposição.

 

Contudo, algumas lições podem ser retiradas destas eleições.

 

A principal delas é que a situação mostra não ter perdido seu talento para coordenar de forma extremamente competente uma campanha eleitoral, conseguindo mobilizar uma grande massa de associados de forma inesperada para um pleito que não tinha valor transformando as eleições em um duelo de “bem” contra “mal”, trabalhando fortemente nas mídias espontâneas e canais de comunicação com o associado.

 

Já a oposição deu provas de sua força também fora do CoDe, em especial junto à torcida eis que no dia das eleições podíamos ver sua fan page com 4.275 seguidores contra 3.569 da fan page da situação e ainda junto aos associados eis que, em que pese não dispor de toda a articulação da situação, altamente organizada, e com pouco mais de dois meses de trabalho conseguiu mobilizar 36% dos eleitores para um pleito que nada significada na pratica para o Clube.

 

Parabéns para oposição e situação que realizaram um belo pleito dentro cada um das suas limitações e compromissos.